Quarta-feira, 16 de Novembro de 2005

Manic Street Preachers - Faster





Hoje trago comigo uma lembrança dos 90. Os Manic Street Preachers, serão com certeza conhecidos dos mais “velhadas”. Quem não se lembra do seu portentoso hit rock fm Motorcycle Emptiness, que em 92 esteve prestes a catapulta-los para a ribalta do rock. Nessa altura, os miúdos (Manic), tinham como ideal, lançar um único álbum, tornarem-se mais conhecidos do que os Stones, e abandonar tudo no dia seguinte. Mas não, nem se tornaram mais conhecidos que os Stones, nem abandonaram tudo. Continuaram a editar álbuns pautados por um rock melodioso, suportado pela voz androgena do seu vocalista, James Dean Bradfield.
Em 94, dá-se uma mudança no som da banda, que deixa os fãs hardcore (é aqui, que eu entro), um pouco atordoados. A sua música assume contornos, mais taciturnos com o álbum The Holy Bible, explorando pelo fio condutor do punk, os podres da politica e da sociedade. Um som marcado pelo seu desencanto pelo mundo, cantado bem alto, por um James Bradfield, ora colérico, ora rendido. O destaque, vai para Faster
publicado por astropastor às 23:35
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Anónimo a 22 de Novembro de 2005 às 04:53
É verdade kimmikal, cortou no braco a inscrição "4 REAL". E depois ainda ironizou, ao dizer que "4" fazia menos sangue que "FOR". Essa entrevista foi com o Steve Lamaq.
A foto veio de um site em honra da banda, que tem muita coisa do inicio, http://www.staybeautiful.net/. Abraço. astropastor
(http://perolas.blogs.sapo.pt)
(mailto:astropastor@sapo.pt)


De Anónimo a 21 de Novembro de 2005 às 23:59
Grande banda! Sou suspeito para falar deles, mas no início da banda, no pré-motorcicle emptiness (+/- no periodo desta foto, onde é k a foste desencantar?)os rapazes eram uma coisa muito caótica, eyeliner-punks ou algo do género. Muito fora do que fazia na altura. E o Richie era o pior deles, numa entrevista penso que à BBC o jornalista pôs em causa a honestidade da banda e o Richie pegou numa faca e cortou-se no braço para depois perguntar "Isto é ser honesto, isto é ser MSP, quer mais?"
Depois evoluiram para uma banda rock "normal".
Com a morte de Richie a banda entrou numa onda mais melancólica e nos ultimos discos estão mesmo mais pop. Marcaram um tempo.kimikkal
(http://www.7meses.blogspot.com)
(mailto:kimikkal@yahoo.com.br)


De Anónimo a 21 de Novembro de 2005 às 02:33
Relativamente ao Julio Isidro, acho que o "grande nariz", não pesou no ainda obscuro desenrolar da situação do Richey James (o tal guitarrista). Foi uma pena, era sem dúvida o mais carismático de todos eles. Cumprimentos.astropastor
(http://perolas.blogs.sapo.pt)
(mailto:astropastor@sapo.pt)


De Anónimo a 19 de Novembro de 2005 às 15:18
lembro-me muito bem do video. cumprimentos.fdv
(http://theparallellines.blogspot.com)
(mailto:theparallellines@gmail.com)


De Anónimo a 19 de Novembro de 2005 às 04:24
Que maravilha essa "from despair to where", lembras-te do video com os lobos brancos a descerem as escadas.astropastor
(http://perolas.blogs.sapo.pt)
(mailto:astropastor@sapo.pt)


De Anónimo a 19 de Novembro de 2005 às 00:52
quando andava no décimo primeiro ano, por causa das notas e das miúdas, uma das faixas em rotação era from despair to where, de gold against the soul.

já lá vai o tempo em que esta banda galesa esteve num programa do júlio isidro. será que o júlio isidro esteve na origem do estranho desaparecimento do estranho guitarrista?

parabéns pelo blog.

os melhores cumprimentos.fdv
(http://theparallellines.blogspot.com/)
(mailto:the parallellines@gmail.com)


De O Puto a 24 de Março de 2006 às 13:34
Sempre gostei dos Manics, quer seja na fase mais punk dos primeiros discos, quer seja na pop melancólica que caracteriza os últimos discos. O último, de 2004, é muito bom, como não poderia deixar de ser. Acho que as suas músicas mais bonitas (não digo que sejam as melhores) estão mesmo nos discos pós-Richey James.


De astropastor a 28 de Março de 2006 às 02:48
Sim, as mais melodicas são mesmo dessa fase. Mas não há tanta profundidade
como em "Holly Bible".


Comentar post

..about

música, cinema, publicidade, comunicação, moda, design, política, sociedade...


Create Your Badge

.mix tape

.tags

. todas as tags

.links

++++

.arquivos

.subscrever feeds