Quinta-feira, 25 de Maio de 2006

Adam Green - América Revisitada



Adam Green
e os seus 25 anos espantam pela maturidade musical. O seu novo álbum Gemstones, é um autêntico desfile em versão acelerada pela cultura folk/pop/rock Americana. Antes de ingressar numa carreira a solo, Adam fez parte da banda punk/folk Nova Iorquina The Moldy Peaches. Muitas vezes comparado a Leonard Cohen e Ben Folds, a sua música distancia-se pela mordaz sátira com que encara a escrita das canções. A imaginação de Green, pode levar-nos a extremos em poucos segundos, ora deslumbrando ora chocando. No entanto o espírito da própria música evoca uma certa ligeireza, que prepara de antemão aqueles que se possam vir a sentir discriminados. Existe a ideia subjacente, de que a música de Green é uma “brincadeira” melodicamente bem construída e socialmente acutilante, sempre a espreitar a contradição e o ridículo.


Há letras dedicadas a George Bush, que descambam num surpreendente e enigmático “Choke on a Cock”, referências repetidas aos genitais de raparigas, que podem parecer pueris e inconsistentes à partida, mas que carregam sempre mensagens bem dissimuladas. Este é um trabalho extremamente agradável e lúdico do ponto de vista melódico/musical e muito refrescante no campo das letras, que vai com certeza deixar os mais curiosos a perscrutar o verdadeiro significado das palavras de Adam Green.
Para mim foi o álbum que mais me marcou nos últimos 10 anos, ainda fico de sobressalto sempre que ponho a tocar a “Carolina”. A voz de Green é no mínimo cativante. A voz da razão e da tradição Norte Americana a dizer que tem permissão do Governo para casar com uma menor. Ponham já o leitor do blog a rolar.


Letras
:
Carolina
Emily
Crackhouse Blues
Down on the Street
Chocke on a Cock
publicado por astropastor às 02:00
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De eu a 31 de Maio de 2006 às 21:59
letras interessantes...música mto interessante...voz deveras interessante...


De astropastor a 1 de Junho de 2006 às 00:44
Obrigado "eu". Já só tu contribuis para este espaço "morto" :)


De devilspit a 1 de Junho de 2006 às 20:01
Mto bom, sim senhor. Agora que li acho q já ouvi falar do senhor na rádio. Não gravas?? ;p


Comentar post

..about

música, cinema, publicidade, comunicação, moda, design, política, sociedade...


Create Your Badge

.mix tape

.tags

. todas as tags

.links

++++

.arquivos

.subscrever feeds