Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2007

The Klaxons - Gravity's Rainbow




Os The Klaxons, podem vir a ser um caso sério de originalidade musical bem conseguida. Este ep, que ouvi dá bons sinais nesse sentido, no entanto, também não parece ainda caso para a imprensa inglesa como o NME, os classificar como épicos, quando ainda nem editaram um álbum, que seja. Enfim, dá-se um desconto, porque já sabemos como são os ingleses e o seu “british pride”.

Vou destacar dois temas aqui desta primeira amostra da banda, que toca uma coisa chamada indie dance, ou uma treta parecida. Em primeiro lugar, o repetitivo e idiota “The Bouncer”, onde ficamos a saber, que no Reino Unido também se regem pela tal da “guest list”. Nesta faixa ligeiramente redutora, e ligeiramente aqui é um eufemismo, o vocalista lá vai gritando vezes sem conta, “your name is not Daniel youre not coming in”. Ora convenhamos, soa a idiota. Depois de a ouvir fiquei a pensar, como era idiota a dita faixa, e como este pretensiosismo do indie, se manifesta nas coisas mais estapafúrdias, o que é certo é que sempre que posso, lá estou eu a ouvir de novo, “your name is not Daniel youre not coming in”. Não sei se tal se deve ao facto de durante anos ter sido um súbdito voluntarioso das bandas da terra da sua majestade a rainha de Inglaterra, ou se, fico apenas contente por não me chamar daniel, o que é certo é que esta faixa, pode nalguns casos muito particulares, resultar em audições obsessivas.






O outro destaque, vai para o tema “Atlantis to Interzone”, no que parece ser uma referência ao mito da Atlantis e à Interzone do escritor avant guarde William S. Burroughs, que eu por acaso estimo muito e com quem já lanchei. Ora tal como na mensagem escrita do título do tema, a música leva-nos nos primeiros momentos, a passear, por um discurso semi-contido e relativamente previsível, até que depois lá se dá a quebra e as coisas descambam num ritmo mais frenético e enfático. From Atlantis to Interzone, you start on the edge and you end on your own”. Palminhas para os The Klaxons, que conseguem aqui uma boa relação de complementaridade entre conteúdo lírico e estrutura musical da faixa, fazendo justiça ao mundo à beira do abismo do genial e descontrolado senhor Burroughs.

Boas audições parceiros/as.

 



publicado por astropastor às 00:08
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De joao a 24 de Janeiro de 2007 às 05:50
sim sim, tenho tanto o ep dos klaxons como o disco dos the long blondes no meu querido ipod nano. o dos klaxons ja conhecia ha algum tempo. o outro ainda ouvi poucas vezes mas esta a ser bastante prometedor


De astropastor a 25 de Janeiro de 2007 às 22:58
Nunca mais o ouvi. Mas foi marcante, enquanto durou :)


De kimikkal a 29 de Janeiro de 2007 às 14:35
Klaxons podem ser os novos Prodigy.


De JORGE a 30 de Janeiro de 2007 às 01:12
Grande EP! Grande álbum! e o novo, o "myths of the near future?" já começei a ouvir e parace-me acima da média!


De astropastor a 30 de Janeiro de 2007 às 03:03
Kimikal, Acho que podem ser grandes, agora se soarão a prodigy ou não????

JORGE, estou a adorar este single o Golden Skans. http://boyfromschool.com/GWFAS/M3/M3V12b/2-08%20Golden%20Skans.mp3


De strumer a 3 de Fevereiro de 2007 às 16:07
os klaxons são uma das bandas do momento. muito marketing à sua volta o que tem levantado varias vezes a questão: hype justificado ou n? pessoalmente, e para já, estes rapazes tem-me covencido! inovadores e com a capacidade de lançar sucessivas músicas que invariavelmente recebem elogios.. ainda n ouvi o album todo, mas estou com vontade!



De astropastor a 7 de Fevereiro de 2007 às 04:48
Isso do hype, até nem me parece (sublinho o parece) que seja muito. Não tenho ouvido falar nada deles, apenas os conheci num blog brasileiro. Os principais media, não têm feito muito alarido. Também só vejo o Top+ ao sábado, e isto, enquanto estou a trabalhar. Dever ser por isso :)


De João M a 5 de Fevereiro de 2007 às 10:47
Ainda não ouvi o disco, mas para já, os Klaxons são os meus Cansei de Ser Sexy de 2007 - uma banda de singles com um primeiro disco urgente.


De astropastor a 7 de Fevereiro de 2007 às 05:01
Para mim são até melhores do que os CSS. Esses foram mesmo banda de single quase. Portanto, banda para solteiros, em americano.


De Migueç a 6 de Março de 2007 às 05:13
Klaxons é do melhor que anda por aí. Eu vou estar no SBSR só para os ver.


De astropastor a 10 de Março de 2007 às 16:26
Ainda nem ouvi o álbum. Só dois singles.


Comentar post

..about

música, cinema, publicidade, comunicação, moda, design, política, sociedade...


Create Your Badge

.mix tape

.tags

. todas as tags

.links

++++

.arquivos

.subscrever feeds