Terça-feira, 15 de Maio de 2007

Thirteen:13



Um caso interessante, este o dos Thirteen:13. Chegaram a andar ao colo da imprensa musical inglesa, como acontece agora com os Klaxons , e por falar neles, preparem-se tripeiros, que ouvi dizer, que os moços vêm . Mas ao contrário destes últimos, apóstolos da new rave, ou da velha pop, os Thirteen:13 , assistiram ao seu processo de ascensão e queda, ainda antes da edição do seu primeiro disco. Assinaram pela Polydor , que lhes editou quatro singles entre Outubro de 2000  e Outubro de  2001. Como nenhum deles furou o implacável UK top 40, a editora tirou-lhes o tapete, e nem pelo  facto do álbum estar já gravado, se decidiram por uma edição, ainda que votada a pouco sucesso comercial. Na altura, os tubarões das editoras deviam poder dar-se a este luxo, só para não comprometerem o catalogo da casa.
Ora, o que uma editora não fez, tomaram os fãs em mãos e vai daí foi lançado este fansite, que disponibiliza, o  então relegado para a gaveta "Deny Everything". Com um titulo destes, estou certo, que o departamento  de marketing  da Polydor , teria conseguido convencer alguns milhares de jovens existencialistas a abrir os cordões à bolsa, mas assim não o preferiram e acabaram por ditar o desmembramento da banda.
Quanto à música deste "não álbum ", não é nada de extremamente impressionante, mas há momentos bons, que mostravam o que poderia ser o futuro promissor dos compositores da banda, Wayne Murray e Toby Macfairlane . Dois artistas que continuam no activo, e ainda bem, pois a música que nos chega dos seus projectos é de muita qualidade. O primeiro, actua agora sob a forma de "Boy Cried Wolf ", movendo-se num indie rock, ancorado na country . O segundo, além de tocar baixo para o senhor Grahan Coxon , cria música pelo gozo da coisa, sob o seu alter ego, Reunion Square , e se forem ao seu site ouvir a faixa nº2 Helsinki , vão encontrar um compositor de primeira linha, capaz de ombrear com qualquer cantautor de referência. Esta faixa é mesmo arrepiante e vale mesmo a visita.
Um caso como estes serve com certeza como incentivo às bandas, que não encontraram a aceitação das editoras. Hoje em dia há cada vez mais meios de divulgação independentes, e se houver muita qualidade, a música acaba eventualmente por chegar aos nossos ouvidos.

 

tags:
publicado por astropastor às 02:06

editado por blacksheep em 25/05/2007 às 02:21
link do post | comentar | favorito

..about

música, cinema, publicidade, comunicação, moda, design, política, sociedade...


Create Your Badge

.mix tape

.tags

. todas as tags

.links

++++

.arquivos

.subscrever feeds